As delicadas orquídeas estão entre as plantas domésticas mais populares para cultivo, mas para mantê-las prosperando e florescendo, é importante evitar alguns erros comuns.
As orquídeas mariposas são provavelmente as orquídeas mais populares e comumente cultivadas, encontradas em todos os lugares, desde centros de jardinagem até supermercados. Eles desfrutam de uma temperatura constante de cerca de 18°C, por isso são melhor cultivados em ambientes fechados durante todo o ano.
Outras orquídeas, como dendrobiums, cymbidiums e oncidiums, precisam de uma temperatura noturna mínima de 10°C, para que possam ser transportadas ao ar livre no verão, para um local claro, longe da luz solar direta.
Verdade seja dita, depois de aprender um pouco sobre o que torna essas plantas únicas, você poderá evitar os sete maiores erros que os iniciantes geralmente cometem:
- Rega excessiva
Há um erro comum que os novatos cometem com orquídeas. Estas plantas não são como as outras plantas domésticas e, como não crescem em solo normal, as suas necessidades de rega também variam!
Não dê cobertura diária à sua planta: a rega só pode ocorrer quando o meio de cultivo estiver seco ao toque
- Fertilize demais a planta
Nem todas as plantas precisam ser fertilizadas e as orquídeas, em particular, parecem inadequadas para um horário regular de alimentação. Se você não quiser danificar suas lindas orquídeas, evite adicionar fertilizantes com muita frequência.
Para obter melhores resultados, certifique-se de usar um fertilizante que contenha partes iguais de nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio. Por exemplo: 10-10-10 funciona bem diluído em água até a metade ou um quarto da concentração uma vez a cada 5-6 semanas.
- Mantenha-o em local fresco
As orquídeas são plantas delicadas, por isso devem ser mantidas longe da luz solar direta e de áreas onde haja correntes de ar frio. Se você mora em um clima fresco como o meu, tente não colocá-los perto de janelas que possam deixar sua casa abafada ou emitir ar FRIO!
Evite também locais próximos às saídas de ar condicionado, pois podem causar problemas com flutuações de temperatura. Certifique-se também de não expor muito suas orquídeas a temperaturas abaixo de 50 F.
- Usar panelas erradas
Se você estiver cultivando orquídeas mariposas ( Phalaenopsis ), precisará cultivá-las em recipientes transparentes para permitir que as raízes verdes façam a fotossíntese. Dendrobium e cymbidium não possuem raízes fotossintéticas, portanto podem ser cultivados em vasos opacos. As vandas não precisam de vasos e podem ser cultivadas em vasos vazios ou penduradas em barbantes. - Superexposição à luz solar
Também é importante não expor a orquídea a muita luz solar. Phals crescem melhor sob luz solar indireta e devem ser colocados em uma janela voltada para o sul ou leste. Você pode descobrir se sua orquídea está recebendo a quantidade certa de luz solar observando suas folhas. - Uso do solo
Muitas pessoas trazem suas orquídeas para casa e as plantam com orgulho em um vaso cheio de terra, esperando ótimos resultados. Mas em poucas semanas a planta morreu. Droga!
Isso ocorre porque as orquídeas não se adaptam bem ao solo. Eles precisam de uma mistura de envasamento solta e arejada para que as raízes tenham bastante espaço para respirar e tirar água do ar ao seu redor. O solo tem tendência a sufocar essas plantas, então evite-o a todo custo ao cuidar de suas orquídeas!